quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Autor e arte


Acredito que muitas pessoas dirão que o quadro acima é arte. Não é verdade?

O quadro acima foi pintado por um famoso pintor espanhol chamado Pablo Picasso. Guernica é um painel pintado por Pablo Picasso em 1937 por ocasião da Exposição Internacional de Paris. Foi exposto no pavilhão da República Espanhola. Medindo 350 por 782 cm, esta tela pintada a óleo é normalmente tratada como representativa do bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937 por aviões alemães, apoiando o ditador Francisco Franco.

Mas, o que faz deste quadro ser arte?


Um comentário:

  1. Afinal, o que é arte?

    "Mais do que ninguém, foi Picasso quem melhor definiu a arte moderna ao observar que o surgimento da fotografia mudou para sempre a pintura, acabando com a representação convencional da forma e abrindo caminho para a arte dita abstrata – da qual ele seria um de seus principais nomes, criando com seu amigo Georges Braque a escola denominada cubista." (FERNANDES, Fábio. Webinsider,Arte e Técnica,2002. disponível em acessado em 10/10/2010

    Guernica, 1937 - Pablo Picasso
    Pablo Picasso não traz nessa obra a estética do belo. É uma pintura totalmente livre dos cânones da arte clássica. As características cubistas são marcantes em "Guernica": linhas retas, poucas cores em várias tonalidades, imagens fragmentadas em um mesmo plano. A pintura retrata cena de destruição, desespero e morte em Guernica, cidade natal do artista, destruída pela guerra.
    Interessante também, é que Pablo Picasso tem uma característica própria de expressar em suas pinturas acontecimentos de sua vida pessoal. Suas obras são classificadas por fases marcantes em sua vida como paixão, tristeza, alegria.
    Pablo Picasso participou de vários movimentos artísticos como surrealismo e dadaísmo, mas foi no movimento cubista que suas obras se destacaram. A primeira pintura cubista exposta por Pablo Picasso foi “Les demoiselles d’Avignon” em 1907.
    Considera-se que os trabalhos cubistas do artista apresentam influência das máscaras africanas.

    Vanessa S Rafael

    ResponderExcluir